domingo, 27 de janeiro de 2008

LIXO URBANO: A PRÓXIMA CATÁSTROFE ANUNCIADA

Os técnicos da comunidade científica mundial, frequentemente reunidos em simpósios e conferências promovidos pelos organísmos internacionais, para tratar dos assuntos relacionados com o problema do meio ambiente em todo o mundo, alarmados com a situação verdadeiramente caótica na qual está vivendo a humanidade nos dias atuais, caminhando rumo a uma catástrofe mundial anunciada e com data marcada, não para daqui há alguns milênios, mas exatamente para o presente século, honra seja feita, promovem esses estudos baseados em pesquisas exaustivas, com o objetivo de chegarem a uma conclusão satisfatória. E a população mundial, apesar de ignorar toda a profundidade destes estudos, e muitas vezes até deixar de acreditar nas informações que são divulgadas oficialmente pelos próprios governantes, está estática, pasmada, mas, muitas vezes, disposta a seguir as instruções sobre o que fazer, e como fazer, para tentar evitar o caos iminente.
Mas, acontece que esses mesmos cientistas estudiosos do assunto, não anunciam ou não encontram, talvez por não contarem com o apoio governamental, a forma adequada e eficiente de resolver o problema, pois o mesmo está atrelado a outros grandes problemas sociais que, sem a solução eficaz destes não tem como solucionar aquele; isto porque as medidas que sugerem são todas relacionadas com o comportamento do povo; todas as pessoas comuns é que devem agir desta ou daquela maneira (separando o lixo, economizando água e luz, plantando uma árvore, evitando a incineração e as queimadas para preservação do solo, e etc. etc.). E elas, não a totalidade, mas uma grande maioria está se dispondo a seguir essas recomendações pois sabem perfeitamente que são fundamentais, e é nesses pequenos gestos que podemos evitar a degradação ambiental, o efeito estufa e outros mais que, consequentemnte, são as causas do problema mais terrível de todos, o aquecimento global! Entretanto, sem a complementação dessas medidas pelos dirigentes das nações, elas se tornam inócuas.
Sem querer ser pretencioso, mas ao mesmo tempo sendo, tenho uma proposta para resolver, não só este, mas todos os demais problemas que estão nessa esteira fenomenal das sociedades,
Trata-se de um plano tão simples, tão viável, que mais parece um conto de fadas. É fácil de executar, baratíssimo, pode ser implantado tanto em um município do interior pobre e sem nenhum recurso financeiro, como nos mega-municípios, as grandes metrópolis, sem nehuma dificuldade, é só ter vontade política e um pouco de filantropia, ou seja, amor ao próximo - principalmente os excluídos.
A proposta do referido plano está exposta no singelo livro intitulado: O BRASIL TEM JEITO?, que pode ser adquirido via Internet, acessando o site http://www.corifeu.com.br/ . Confira para tirar as dúvidas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

LIXO URBANO DESAFIA POTÊNCIAS MUNDIAIS

Enquanto NOVA YORK é classificada como a capital mundial do lixo (Lester Brown, em http://www.wwiuma.org.br/), produzindo nada menos de 11 mil toneladas diárias do material mais indesejado, Holly Hubbard, em Internacional Herald Tribune, anuncia que "a China está sendo soterrada pelo seu próprio lixo - um acúmulo de 7 bilhões de toneladas este ano, segundo dados da Sociedade de Recursos Nacionais da China. Esta montanha de entulho está aumentando a um rítimo de 8% a 10% ao ano, indicam os dados".
Estes dois mega-exemplos são citados como problemas que, até o momento, não foram encontradas as soluções para os mesmos. As duas potências estão sendo ameaçadas - como todo o resto domundo - na verdadeira expressão da palavra, por um inimigo com poderes ilimitados, e que não está nada distantes e nem próximo, mas infiltrado em nosso meio, como invasores extra-terrenos, por muitas vezes já demonstrados em filmes de ficção - os chamados filmes-catástrofes - onde os humanos são atacados por forças descomunais, que não encontram a menor resistência neste fraco e desorganizado planeta Terra. Mas, depois, via de regra, eles são vencidos de alguma forma por algum método simples, sempre num processo de ordem natural, mas inteligente. Não sei porque os grandes cineastas ainda não tiveram a idéia de fazer um filme com este tema; o titulo poderia ser: O VÍRUS FATAL. Argumentos não faltariam: aquecimento global, efeito estufa, radiação nuclear e muito mais, tudo isto provocado por um ANDROVIRUS vindo, não de um planeta desconhecido, de uma Galáxia distante a algums milhões de anos-luz, como pensavam os terráqueos, mas daqui mesmo do planeta Terra, cultivados por nós mesmos. Que tal esta sugestão? Estou pronto a "vender" esta idéia; quem sabe algum produtor brasileiro gostaria de se condidatar? Para este eu não venderia a idéia, mas daria de graça.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

LIXO URBANO X FIM DO MUNDO

Será que o mundo vai acabar atolado no lixo? Pelo menos é o que estão prevendo os técnicos e cientistas ambientais; para eles, o planeta Terra não suportará o acúmulo de lixo urbano que deverá acumular até o final do presente século (XXI), no que todos nós, de sã consciência, concordamos. A situação é muito mais séria do que possamos imaginar.
O velho ditado "Existe algo de podre no reino da Dinamarca", pode ser aplicado neste caso, ou seja, "Existe algo de podre no reino do planeta Terra", de fato e de verdade; visível a olho nu, e já tomando o nosso espaço, através da terra, da água e do ar.
Até o presente momento, não foi encontrada uma solução mágica para o grande problema do lixo. Os organísmos internacionais de cúpula se reunem diuturnamente para tratarem do assunto da degradação ambiental que assola todo o mundo, mas as resoluções finais sempre se restringem à recomendações aplicáveis ao cidadão comum, o qual já está saturado de tantas regras - que geralmente são cumpridas à risca - mas, o Poder Público, que está com as rédeas nas mãos, sendo o maior responsável pela solução de problema, insiste em permanecer numa posição estática, tradicional e ineficiente; não procura, e nem que ouvir, pessoas do povo que muitas das vezes têm idéias fora do comum, de planos eficientes e totalmente viáveis que ofereçam soluções definitivas para determinaeos problemas.
A indústria do lixo é a salvação do planeta; porém, uma indústria séria, criteriosa e com objetivos sociais elevadíssimos. Isto pode ser conferido no livro O BRASIL TEM JEITO?, ou através do site http://www.leigomaniafm11.com.br/ Assesse-o, e dê a sua opinião e contribuição na divulgação da idéia. Os políticos não se mostram interessados no assunto. Você poder ajudar!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes