quinta-feira, 30 de junho de 2011

POLUIÇÃO AMBIENTAL - Onde não tem?

O problema do lixo urbano não é privilégio só do Brasil. Nos Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo, vive em situação de quase calamidade pública, lutando, ingloriamente, para não ser “consumido” pelas montanhas de lixo, indevidamente coletados, sendo portanto causas dos mesmos grandes problemas aqui no Brasil. Segue abaixo o artigo extraído do livro “O Brasil tem jeito?”, para mostrar em que ponto poderemos chegar, a continuar da forma que estamos caminhando. “NOVA YORK: CAPITAL MUNDIAL DO LIXO (Lester Brawn)
“A questão sobre o que fazer com as 11.000 toneladas de lixo produzidas diariamente pela cidade de Nova York vem novamente à tona, desta vez no orçamento do Prefeito Michael Bloomberg que propõe, como medida de economia, acabar com a reciclagem de metais, vidros e plásticos. Infelizmente, isto significa aumentar, ao invés de diminuir, o volume do lixo. O problema do lixo de Nova York tem três facetas. É um problema econômico, um desafio ambiental e um pesadelo potencial de relações públicas. Quando o aterro sanitário de Fresh Kills, o local de destinação final do lixo de Nova York, foi desativado permanentemente em março de 2001, a cidade teve que transportar o lixo para aterros distantes em Nova Jersey, Pensilvânia e Virginia – alguns a quase 500 quilômetros de distância.Tomando por base uma carga de 20 toneladas para cada uma das caçambas-reboque utilizadas para transporte a longa distância, são necessários cerca de 550 reboques para transportar o lixo de Nova York, diariamente. Estes reboques formam um comboio de 14 quilômetros de extensão, congestionando o trânsito, poluindo o ar e elevando as emissões de carbono. Este comboio diário levou o Vice-Prefeito Joseph J. Lhota, que supervisionou a desativação de Fresh Kills, a declarar que a eliminação do lixo urbano, hoje, “é como uma operação militar cotidiana.”
Ao invés de reduzir rapidamente o volume de lixo gerado enquanto Fresh Kills se enchia, a decisão foi simplesmente levá-lo para outro lugar.
Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos dê aquilo de que mais precisamos: juízo, consciência e sensatez, para cumprirmos os seus mandamentos, segundo a orientação expressa em sua Palavra. Fmachado
(Artigo publicado no Boletim da IGREJA PRESBITERIANA BRILHO CELESTE, no dia 12/06/2011).

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes