sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MEIO AMBIENTE (DEFINIÇÃO)

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas, dos reinos animal, vegetal e mineral, que compoem os ecossistemas e a vida de todos os seres vivos.
O termo foi definido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, celebrada em Estocolmo, em 1972, como sendo “... o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas".
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas de componentes estruturais que geralmente sofrem forte influencia do homem, tanto para melhorar como para piorar o seu próprio habitat. Diante disto, podemos concluir que, meio ambiente, compreende o lugar em que estamos: dentro de casa e fora dela tanto na cidade como no campo; no trabalho, na escola, na igreja, no clube, etc. Existem alguns elementos vitais, próprios do meio ambiente, sem os quais nós, humanos, não podemos viver: o ar atmosférico, a água e os alimentos – chamados de Biodiversidade - são, a grosso modo, os principais. Uma terra desértica, devastada, sem água e nenhuma vegetação, não oferece condição de vida, nem para o homem e nem para outros seres vivos, excepto para algumas espécies raras, próprias daquele ambiente. Por esta e muitas outras razões, temos o sagrado dever de preservar o nosso meio ambiente, que compreende toda a Natureza criada, envolvendo a nossa casa, a nossa rua e o campo ao nosso derredor, onde são produzidos os alimentos para a sustentação da vida na Terra.
O problema da brutal poluição ambiental, em consequência da devastação da Natureza, pelas ações do homem, está desafiando os governos das nações ricas e pobres de todo o Mundo. O futuro da Terra está em jogo, visto que a maioria de seus habitantes estão despreocupados com esta situação. Todos nós somos, individual e juntamente com os governantes, responsáveis por tudo isto.
Portanto, vamos colaborar com o Planeta, lembrando sempre: quando nao estamos fazendo nada em favor do meio ambiente, com certeza, estamos colaborando para a sua destruição.

Francisco Machado

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes