segunda-feira, 11 de julho de 2011

INDUSTRIA DO LIXO, O PROJETO

Resumo sintético do plano da Indústria do Lixo, exposto no livro
O BRASIL TEM JEITO? de Francisco Machado


I DESTAQUE - Indústria do lixo

Indústria do lixo, é a base de um projeto simples com o qual se pretende atingir, de princípio, três objetivos com fins de beneficiar as seguintes áreas: 1) social; 2) urbana; e 3) rural.
Estes setores, que abrangem toda a vida de uma nação, serão beneficiados de forma tão direta e eficiente que os principais problemas sociais que afetam o País terão um encaminhamento inicial, para as soluções – definitivas – almejadas por toda a sociedade, conforme segue:
1) As ações no campo social, que começam com a inclusão de um grupo de trabalhadores marginalizados, excluídos de todos os direitos sociais previstos em lei no País – os catadores de papel – passarão a beneficiar, ao mesmo tempo, todas as demais classes sociais, com os serviços prestados pelos primeiros;

2) O meio urbano, em todas as cidades, será transformado, de lixos e fezes de animais espalhados por todos os lados; lixões e os ineficientes aterros sanitários; ruas e avenidas sujas, e muitas vezes cheias de matagal para um ambiente limpo, agradável e sem os inconvenientes maus odores prejudiciais à saúde e ao bem estar dos habitantes;

3) Quanto ao setor rural, ao que tudo indica, este poderá ser o maior beneficiado: as terras devastadas, cansadas e desertificadas, sem nenhuma condição para o plantio ou para pastagens, ao receber todo o adubo orgânico produzido nas cidades serão revitalizadas, restauradas e passarão a ser produtivas, além de voltarem a ser cobertas de uma vegetação natural, exuberante e cheia de vida para restauração também da fauna e, afinal, de toda a Biodiversidade, o que se poderia dizer: o Paraíso de volta à terra! Quem, nas cidades infernais, violentas, cheias de miséria e pobreza não gostaria de ir para lá?
Estes seriam os primeiros benefícios preconizados pelo projeto da indústria do lixo, cujos efeitos se farão sentir imediatamente após o início de sua implantação em qualquer parte do País, ou melhor, em todo o País. Isto sem necessidade de verbas dispendiosas ou grandes investimentos; de forma tão simples e com facilidades tão grandes que irá surpreender o mundo!


II DESTAQUE - O Projeto

O projeto, ou propostas para adoção do plano da indústria do lixo em todo o País, está exposto no livro O Brasil tem jeito? O livro não trata de uma idéia qualquer para promover indivíduos e não visa, de forma alguma, a busca de interesses pessoais, nem mesmo na área comercial mas, sim, o interesse maior em favor da coletividade, com as indicações mais adequadas para solucionar os gravíssimos problemas na área socioambiental, que estão a nos afligir diuturnamente.

Que novidades podemos apresentar com relação à indústria do lixo?
Ela não já existe? Sim, ela já existe, mas precária e timidamente, consistindo de duas formas distintas: a tradicional – os serviços de limpeza urbana, que fazem apenas a coleta, mas não dão a destinação correta para o lixo orgânico, que não é devidamente separado nos domicílios – e a reciclagem, que é mais recente, mas é feita de maneira aleatória pelos “catadores” que, sem o devido apoio do poder público ou de qualquer outro setor da sociedade trabalham em condições as mais desfavoráveis; são auto-sustentáveis, mas vivem na exclusão total, portanto devem ser objeto de uma política justa, com gerenciamento do Estado porém, independentes e com autonomia para tomarem as suas decisões.

É nesta parte que o projeto vem oferecer a primeira novidade, que consistirá na legalização desses trabalhadores, os quais deverão ter os seus direitos assegurados de acordo com as leis vigentes, não só com referência aos direitos trabalhistas, mas também os sociais, previstos na Constituição do Brasil, art. 6°, que diz: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constiruição, e assim poderem exercer suas atividades no setor da limpeza urbana de forma eficiente e completa.
A segunda novidade se refere ao aproveitamento total do material orgânico, o chamado lixo úmido, que tem sido despejado em terrenos a céu aberto, formando os indesejáveis lixões, ou os aterros sanitários que algumas cidades mais populosas constroem mesmo sabendo que se trata de uma medida altamente comprometedora para o futuro. Por isto, o projeto que apresentamos tem a finalidade não só de transformar todo este material em adubo natural mas, dar-lhe uma destinação adequada e benéfica , que é a fertilização das terras degradadas do solo brasileiro.

E, finalmente, a terceira novidade do projeto da indústria do lixo, que é a que se refere ao entulho da construção civil. Este fará jus ao nome de indústria, pois poderá vir a ser uma empresa de grande porte no setor da construção civil. E por ser um empreendimento voltado para o lado social, não exigirá grandes investimentos, uma vez que não necessita de equipamentos sofisticados; todo o trabalho será executado com a mão de obra do trabalhador braçal, nem por isto deixando de ser lucrativo para os mesmos.

III DESTAQUE - Situação caótica

As medidas sugeridas pelo projeto da indústria do lixo, podem parecer simples e ingênua, e ao mesmo tempo complexas e de difícil execução, o que na verdade não o são, isto por dois motivos: primeiro, porque não existem outras opções que possam oferecer resultados mais positivos, não só para a preservação do meio ambiente, mas também para deter – e até mesmo reverter – a degradação ambiental que caminha a passos largos ao nosso redor. Existem outras medidas que poderão e deverão ser, obrigatoriamente, tomadas juntamente com as aqui propostas, mas estão vinculadas a outros setores, tais como indústrias automobilísticas, siderúrgicas, etc. as quais, ao contrário da indústria do lixo, são causadoras de poluição ambiental; segundo, pela situação de verdadeiro caos em que se encontram o mundo e a humanidade, com previsões sinistras de um fim catastrófico não muito distante.
Outra razão muito forte para a implantação deste projeto é o fato de sabermos que estes problemas gravíssimos da poluição ambiental, tem reflexos climáticos que estão afetando todo o Planeta. Isto nos coloca diante da responsabilidade que cada país tem, junto à comunidade internacional de fazer a sua parte para tentar solucionar os problemas globais. Portanto, chegamos a uma conclusão: não estamos diante de opções, mas de um imperativo: não pode haver dúvidas quanto à viabilidade do projeto, que deve ser implantado a qualquer custo, e com urgência. É melhor lançarmos o desafio agora do que sermos desafiados depois pelos mais poderosos que nós.

Nesta corrida das nações, que promete ser frenética, o Brasil pode sair na frente! Quem sabe, vamos exportar know-hau para os super-desenvolvidos do primeiro mundo, nesta hora crucial de aquecimento global e tantas outras coisas ruins? Visto que os encontros de organismos internacionais que acontecem freqüentemente só resultam em previsões nada alentadoras, e nenhuma medida radical, prática e inteligente é encontrada, então vamos agir e fazer acontecer. Cremos que tudo vai depender da vontade política dos governantes, mas, muito mais, da cooperação do povo brasileiro, que é laborioso, paciente e muito pacífico, graças a Deus!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes