quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

LIXO URBANO/COLETA SELETIVA

A coleta seletiva do lixo urbano tem sido um desafio para as administrações públicas. Você sabe porquê? É fácil entender. Os responsáveis pelo serviço da limpeza urbana, os educadores, os ambientalistas, os donos de estabelecimentos comerciais e domicílios; todos estes com o apoio total da imprensa falada, escrita e televisada (a mídia), são unânimes em proclamar a necessidade urgente de se fazer a separação do lixo urbano de uma forma rigorosa e criteriosa, com a finalidade de, em primeiro lugar, resolver o problema da poluição e da degradação ambiental que se desenvolve por toda parte, e vem crescendo assustadoramente; catastrófica e assombrosamente! É exagero? É sensacionalismo? De forma nenhuma! É a pura verdade, todos sabem disso e estão prontos a colaborar, inclusive, muitos, a maioria, pode-se assim dizer, já vem tentando fazer esta seleção em seus domicílios e estabelecimentos para ser feita a coleta de acordo com as regras determinadas por estes setores da sociedade. Mas, de que adianta? se os que impôem tais regras, isto é, o poder público, não cumpre a sua parte dando uma destinação correta a uma parte do lixo - que tem sido julgada desprezível, mas é talvez a mais valiosa - justamente aquela que é a causadora de todo o problema da poluição ambiental? Sabe qual é? É o lixo orgânico, ou lixo úmido, como é chamado. Veja bem, esta parte mais problemática do lixo urbano tem sido destinada aos funestos aterros sanitários; mesmo sabendo tratar-se de uma medida inócua e perigosa, pois, irá causar problemasa curto prazo, os quais poderão ser fatais tanto quanto o lixo deixado a apodrecer na superfície da terra.
Você já deve estar desiludido com essas ineficientes campanhas levadas a efeito para resolver o problema do lixo urbano, não é mesmo? As crianças nas escolas tem sido usadas, vamos dizer assim, nessas campanhas educativas, aliás muito positivas, e elas ficam animadas, levam para suas casas as orientações que recebem, procuram por em prática tudo que aprendem; os pais apoiam, fazendo também a sua parte, pois estão bem conscientes dos perigos a que estão sujeitas num futuro muito próximo. Mas ao final, apenas frustrações, pois aqueles que estão com a responsabilidade maior, de colher o lixo depois de selecionaodos, simplesmente levam de qualquer maneira; principalmente a parte do orgânico, que vai todo misturado com dejetos de materiais sólidos, direto para o aterro sanitário, ao invés de ser aproveitado para o trabalho de transformação em adubo natural através da compostagem.
E pensar que tudo isto poderia ser evitado, com medidas simples e naturais, que temos sugerido aos políticos e governantes, as quais consistem em um projeto já elaborado, o qual oferece todas as condições para solucionar o grande problema do momento, ou seja, a poluição ambiental que está desafiando o mundo! Trata-se de um plano de fácil aplicação, que irá resolver juntamente com o problema do lixo, outros também igualmente graves, que é a inclusão social de grupos marginalizados e injustiçados, tais como os catadores de papel e os garis; sem levar em conta ainda os grandes benefpicios ao meio rural, com a recuperação de terras degradadas, e a implementação dos insumos na agricultura, tanto para os projetos da iniciativa privada como os da área governamental para a produção em alta escala do biocombustível e ainda para os reflorestamentos.
Referido plano está exposto no singelo livro O BRASIL TEM JEITO?, cujo foco está centrado exatamente na chamada indústria do lixo. Peça-o pela Internet: http://www.corifeu.com.br/ .
ou acesse o site: http://www.leigomaniafm11.com.br/ .

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes