terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

PLANO SEDE ZERO - Água para todos!

ÁGUA É VIDA!
“SEM ÁGUA NÃO EXISTE VIDA!". É uma máxima comum, do cotidiano. Todos sabem disso. Não é novidade nenhuma! A água é mais imprescindível ao ser humano do que os alimentos sólidos, uma vez que todos eles são compostos, na sua maior parte, desse líquido precioso, vital, sagrado, delicioso; apesar de não poder ter nenhum sabor, pois, de outra forma, não seria puro, saudável e básico para a vida.
A água é também a base de sustentação na composição de todos os demais seres vivos, quer do reino animal, quer do vegetal ou do mineral, e, assim, de toda a biodiversidade que compõe o planeta Terra, que, até provas em contrário, é o único em todo o Universo que possui essa matéria prima da vida.

A ÁGUA PODE ACABAR?

Temos ouvido quase que a todo instante a advertência: “A água vai acabar!” . A população está de fato preocupada e muito apreensiva com os vários problemas que estão surgindo, e cada vez mais se agravando, em decorrência da escassez do líquido precioso. Como pois, responder à pergunta acima? Então, a água vai ou não vai acabar? Não. Nunca, jamais a água vai acabar. Se habitamos em um mundo chamado de "Planeta Água", como poderia isto acontecer? Como na natureza nada se perde mas, tudo se transforma, este líquido vital também não acaba; passa, devido a processos naturais, por vários estados: líquido, sólido e gasoso, mas nenhum recurso da ciência física ou química pode eliminar um átomo sequer das moléculas que a compõem: o famoso H2°. A quantidade de água no planeta é incontestavelmente inalterável; ela corre de um lado para o outro; desaparece aqui, nasce acolá, forma os pequenos riachos, depois as grandes correntes, cascatas e cachoeiras imensas, embelezando a paisagem da natureza com todo o seu verdor, dando-lhe o elemento vital, o único capaz de mantê-la viva e exuberante; deságua no mar, evapora-se, para a atmosfera, para depois voltar novamente à terra e percorrer o mesmo ciclo.
A ÁGUA PODE MUDAR de lugar na terra, só isto. E essa mudança de lugar pode ser provocada pelo homem e também por efeitos climáticos. Ela também pode diminuir, à proporção que os consumidores aumentam; as aglomerações que se formam em determinados lugares, as super-populações, tudo isto faz com que o volume de água naquela região seja insuficiente para a manutenção de todos os seres vivos ali agrupados. Esses aglomerados, que muitas vezes formam, desde as pequenas aldeias às mega-cidades, são abastecidos com água captada dos mananciais vindo, tanto de regiões próximas como das mais distantes. Outros recursos também muito utilizados que ajudam bastante na redução do problema da escassez de água são, a retenção das águas da chuva (tanto nas residências familiares como através dos açudes), e a captação no lençol freático, por meio de perfurações do sub-solo.

AS FAVELAS

As favelas que surgem nas grandes metrópoles são a causa de muitos problemas; elas crescem de forma desordenada, aliás, surgem geralmente da noite para o dia, e ai está uma das causas principais dos grandes problemas sociais nas áreas urbanas. O crescimento rápido das favelas - nem sempre suburbanas, mas geralmente bem próximas dos grandes centros metropolitanos - causam, no mínimo, dois problemas cruciais para toda a população de uma cidade, inclusive, muito mais para os próprios favelados: 1) eles não recebem os benefícios dos serviços públicos imediatamente; portanto não têm água tratada, encanada, rede de esgoto, energia elétrica, nenhuma infra-estrutura no que diz respeito aos serviços públicos urbanos, o que é normal, pois nenhum planejamento houve para aquele aglomerado; 2) elas, geralmente, poluem as águas dos mananciais que abastecem a cidade, o que é terrível para os moradores de todas as classes, ricos e pobres; isto sem falar dos problemas da situação calamitosa em que vivem, sempre na dependência dos favores e cuidados dos poderes públicos e, afinal, de toda a sociedade.
ESTAMOS FALANDO contra os favelados? Não. De forma nenhuma. Estamos falando dos problemas que surgem quando a água não é acessível a uma determinada população. O que pretendemos é justamente defender os favelados. Eles não têm culpa nenhuma de estarem nessa situação; pelo contrário, a culpa é toda dos governantes. Mas, porquê? Primeiro, porque eles vêm de algum lugar que, com certeza, não lhes oferecia a mínima possibilidade de sobrevivência, e muitos deles fugindo de regiões flageladas pelas secas; e, segundo, porque eles não têm onde e nem como conseguir uma moradia digna e os governantes que deveriam ter uma solução qualquer para esse problema, simplesmente não fazem caso desses desvalidos da sorte, e não lhes dão o apoio necessário, pois são como párias em uma sociedade injusta e cruel (não os indivíduos, mas a sociedade num todo, que é mal dirigida); mas o que os governantes fazem por eles, muitas das vezes, é tomar medidas drásticas, injustas, para retirá-los à força dos lugares que ocupam, irregularmente, porém, por razões mais que justificáveis.

COMO RESOLVER esse problema? Existe alguma forma de ajudar essa população carente, que teve todas as suas esperanças frustradas por estar agora vivendo de forma muito mais penosa do que a vida anterior que tinham? Sabemos com certeza que os governantes são os responsáveis por tudo isto e muitos deles tentam resolver esses e outros problemas, mas a política, que existe para resolver os problemas sociais é justamente a causa de impedimentos de medidas que não podem ser levadas à efeito por causa da desonestidade e dos interesses pessoais de indivíduos inescrupulosos que ocupam cargos importantes nas áreas da política governamental. Não existe um partido que não tenha em suas fileiras alguns elementos que, de vez em quando, cometem os seus "pecados". Nem mesmo os partidos religiosos, escapam desses deslizes.
O RESULTADO de tudo isto é uma total desmoralização - por parte da população decepcionada e desiludida - de todas as lideranças de quaisquer seguimentos da sociedade, que perdem a credibilidade junto ao povo, o que não poderia ser diferente. Esses problemas cotidianos de corrupção na política que acontecem desde os tempos coloniais é que levam o país a permanecer numa situação de atraso justamente naqueles setores vitais da sociedade.
O QUE FAZER, então? Existe alguma forma de mudar essa situação? Sim, existe! É extremamente necessário que medidas inteligentes sejam tomadas, e com URGÊNCIA, pois o povo está no limite da paciência. Continuando esta leitura você irá se surpreender ao ver o que a solução dos problemas aqui mencionados está nas suas próprias mãos, e sem nenhum sacrifício seu nem de ninguém. Depende somente de seu apoio e uma boa disposição de participar.

Leia a mensagem a seguir e verá que tudo é possível. Sabemos que você está decepcionado com a política, com os políticos, com os governantes e com toda a liderança do país, não é mesmo? Então, chegou a hora de você agir, porque você terá a oportunidade de tomar uma atitude que vai ser de grande importância para a sua vida, para a vida de seus conterranos e, por fim, também do Brasil. Será que existe a possibilidade de ser “bolado” um plano de salvação nacional que possa por fim a esta terrível situação? Bem, achamos que sim! Veja a seguir o que temos a propor.

A seguir: uma sugestão para uma idéia (genial?) que se chama:

PLANO SEDE ZERO – Água para todos!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes