segunda-feira, 25 de abril de 2011

O QUE É MEIO AMBIENTE?

Definição

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas, dos reinos animal, vegetal e mineral – ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela -, que compoem os ecossistemas e a vida de todos os seres vivos.
O termo foi definido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, celebrada em Estocolmo, em 1972, como sendo “... o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas". O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas de componentes estruturais que geralmente exercem forte influencia pelo homem, tanto para melhorar como para piorar o seu próprio habitat. Diante disto, podemos concluir que, meio ambiente, compreende o lugar em que estamos: dentro de casa e fora dela; no trabalho, na escola, na igreja, no clube, etc. Existem alguns elementos vitais, próprios do meio ambiente, sem os quais nós, humanos, não podemos viver: o ar atmosférico, a água e os alimentos são, a grosso modo, os principais. Uma terra desértica, devastada, sem água e nenhuma vegetação, não oferece condição de vida, nem para o homem e nem para quaisquer outros seres vivos. Por esta e muitas outras razões, temos o dever sagrado de preservar o nosso meio ambiente, que compreende a nossa casa, a nossa rua e o nosso campo onde são produzidos os alimentos para a sustentação da vida na Terra.
Pretendemos falar sobre esse assunto do meio ambiente por algum tempo, através deste espaço * (do nosso Beletim, gentilmente cedido pelo pastor, Rev. Valdomiro). Mesmo porque, é o assunto do momento, em toda a mídia e nas altas esferas das comunidades internacionais. Mas, o problema da brutal poluição ambiental, em consequência da devastação da Natureza, pelas ações do homem, está desafiando os governantes das nações ricas e pobres de todo o Mundo. Todos nós somos, individualmente e a igreja, responsáveis por tudo isto. Portanto, vamos colaborar com o Planeta.
Até breve, e que Deus nos abençôe. Pb Francisco Machado (IPBC)

Obs.: Matéria publicada no Boletim da Igreja P. Brilho Celeste-PRNV/SRD/IPB - Gov. Valadares-MG, em 12/12/2010.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes