quarta-feira, 27 de abril de 2011

TERREMOTOS E TSUNAMES, O BRASIL MERECE?

O forte terremoto (magnitude de 6,6), acompanhado do tsunami que assolou o nordeste do Japão no dia 11 de março, provocou uma avalanche ainda maior de notícias que se estendeu pelo mundo através de todos os veículos de comunicação, dentre eles, a revista Veja, que trouxe nesta semana uma frase de destaque na página do Leitor, que dizia: “Ameaças de guerra, terremotos, tsunamis, radiação nuclear... O planeta já não é um lugar tão seguro para viver”. Algum dia foi?
Desde os tempos mais remotos os registros tanto da Bíblia como da História Universal, muito embora em níveis diferenciados quanto à credibilidade para alguns, nos dão conta de acontecimentos catastróficos de magnitudes equiparadas ou até maiores do que os fenômenos naturais de hoje. Entretanto, a gravidade de um terremoto não é medida pela sua magnitude, mas pela quantidade de vidas perdidas. No Japão, o número de vítimas contabilizados até o momento, passa dos 23.500, mas ainda não se chegou à contagem definitiva.
É comum ouvirmos a expressão, “o Brasil é um país abençoado por Deus”. É mesmo? Porque não tem terremotos? Nem tsunamis? De fato, não temos isso, e nem outras coisas horríveis, como por exemplo: vulcões, maremotos, etc.
Mas, e quanto às mortes ocorridas corriqueiramente em todo o país em decorrência da violência urbana e no trânsito? E os temporais muitas vezes acompanhados de trombas dágua (pequenos tsunamis) que acontecem nas centenas de cidades e municípios cujas populações são surpreendidas e mortas em grande número, muitas vezes por estarem ocupando uma área de risco, porque não tiveram a orientação devida dos órgãos governamentais para ali construírem suas casas? É só verificar as estatísticas nesses três setores da sociedade, e comparar com os outros países assolados pelas grandes catástrofes naturais para concluir que, no Brasil, o número de vítimas em períodos equivalentes aos de outros países é sempre maior, com algumas exceções, é claro – no Haiti morreram em janeiro de 2009 mais de 200 mil pessoas.
Podemos até dizer que o Brasil é abençoado por Deus, mas com espírito de humildade, porque mérito não temos nenhum. Enquanto que nos outros países as catástrofes são, na maioria das vezes, provocadas por fenômenos naturais, aqueles para os quais a mão do homem não contribuiu, aqui no Brasil, ao contrário, podemos dizer que tudo acontece com a cooperação do homem, simplesmente por maldade, negligencia e irresponsabilidade: assassinatos, acidentes no trânsito e desrespeito total ao meio ambiente, são as causas primordiais de tantas tragédias que ocorrem no nosso cotidiano, e por isto, vivemos em total insegurança; medo e pavor são os sentimentos que fazem parte de nossas vidas em família ou em qualquer parte por onde temos de andar. Enquanto lá, o medo e a insegurança são bastante mais remotos. Que Deus nos abençoe e nos ajude a ter mais juízo e compromisso com o meio em que vivemos, aqui no mundo.
Pb Francisco Machado (IPBC) E-mail: efieme@uol.com.br

Publicado no Boletim da Igreja Presbiteriana Brilho Celeste de Gov. Valadares-MG, em

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes