terça-feira, 26 de abril de 2011

A COLETA SELETIVA

A coleta seletiva, é a única forma de se chegar a um resultado satisfatório, em que a limpeza urbana possa definitivamente deixar de ser um sonho para se tornar uma realidade, em todas as nossas cidades. Ela existe? Sim, politicamente. Aqui e alhures, os governantes e/ou os políticos se ufanam em dizer que na sua administração a cidade tem coleta seletiva. Entretanto, desde quando, não se sabe, e que ela de fato funciona, isto temos a certeza de que não. Basta ver os resultados que saltam aos nossos olhos: ruas sujas, detritos por todo lado, lixões a céu aberto, aterros sanitários saturados contaminando o subssolo, as águas e tudo mais.
Tudo isto, pelo simples fato de não separarmos o lixo em nossas cozinhas. Que separação é esta? O lixo úmido do seco; apenas isto. Porque não fazemos isto a coleta seletiva da cidade não funciona nunca.
De quem é a culpa? Bem, não queremos julgar ninguém, e nem é preciso, porque uma coisa é certa: todos nós somos culpados. Os governantes dizem que os seus munícipes não são educados o bastante para fazerem esta separação do lixo em suas casas, e por isto fazem a coleta do material misturado – plástico, papelão, jornais, revistas - tudo isto é material inorgânico, que não se decompõe juntamente com o material orgânico (lixo úmido). Vejamos agora o nosso lado. Você, meu querido irmão ou irmã, poderia responder com sinceridade porque não faz em sua casa a separação do lixo? É porque não sabia? É porque não tem tempo? ou é porque você acha que esse negócio de destruição do meio ambiente, aquecimento global, fim do planeta terra é tudo uma grande bobagem?
Cuidado, irmãos, porque a Palavra de Deus é clara, quanto ao zelo, o respeito, o carinho e o amor com que devemos lidar com toda a maravilhosa obra da Criação, principalmente a fauna e a flora, que mereceram o elogio do próprio Criador, conforme capítulo 1 de Gn, vrs 10, 12, 18, 21 e 25: “E viu Deus que isso era bom”, e no verso 31, a aprovação de tudo: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”.
Sabemos que a obra da criação de Deus é maravilhosa, e toda ela é para o nosso sustento, conforto, prazer, alegria e satisfação completa. E tudo foi entregue à responsabilidade do homem. Porque, então, degrada-la e destruí-la? E as conseqüências para nós? Serão as catástrofes que já estamos presenciando, os fenômenos climáticos e muitos eventos causados pelas ações do homem contra a Natureza. Que Deus tenha misericórdia de nós. Fmachado

(Puiblicado no Boletim da Igreja Presbiteriana Brilho Celeste de Gov. Valadares-MG, em 27/01/2011)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes