terça-feira, 26 de abril de 2011

A POLÍTICA E O MEIO AMBIENTE



“As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural. A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência. O homem branco sempre considerou os índios como povos “não civilizados”, porém esses “povos não civilizados” sabiam muito bem a importância da natureza para sua vida. O homem “civilizado” tem usado os recursos naturais inescrupulosamente priorizando o lucro em detrimento das questões ambientais. Todavia, essa ganância tem um custo alto, já visível nos problemas causados pela poluição do ar e da água e no número de doenças derivadas desses fatores” (Do site: www.yahoo.br/answers.com).
De fato, todos os seguimentos da sociedade têm demonstrado uma total falta de responsabilidade para com a mãe Natureza; tão generosa que ela é, amamenta os seres humanos e todos os demais do reino animal, enquanto filhotes, sustentando e protegendo-os de forma singular. O ser humano passa a ser chamado “civilizado” quando ele cresce e usa a sua inteligência para construir as grandes obras; ai o seu orgulho vai até as nuvens, ele se exalça e decide que é o maior, e que não depende de mais nada, nem de seu Criador; é o dono de tudo, e pode devastar tudo ao seu redor, simplesmente para satisfazer o seu ego. Ele se esquece de que, acabando com a Natureza, ele também se acaba; morre. Mas, a Natureza não morre; ela se recupera, ressurge do caos porque o solo degradado pelo homem guardou a semente de toda a Biodiversidade destruída e, sem a intervenção do homem, ela se recompõe com todas as suas forças; exuberante, maravilhosa até que chegue ali novamente o homem para novamente destruí-la. Até quando? Somente Deus o sabe. O que sabemos com certeza é que o Juízo, a seu tempo virá, para por fim aos descalabros provenientes da pecaminosidade da humanidade perdida.
Porque será que a Política – tão competente para tratar dos interesses pessoais de seus componentes - não pode resolver este problema do homem sempre guerreando contra a Natureza? Justamente por isto: porque os políticos (com raras exceções, justiça seja feita) só tratam de seus interesses pessoais. A corrupção campeia pelo mundo. Mas existem muitas exceções, muitos países civilizados sabem preservar e proteger o seu meio ambiente e, por isto, desfrutam dos benefícios proporcionados por um ecossistema equilibrado e produtivo desfrutando, por isto, de um padrão de vida mais elevado, com muito mais qualidade e segurança.
O crente fiel e obediente ao seu Criador, tem dois motivos cruciais para ser um defensor incondicional da Natureza: primeiramente, porque ele foi criado por Deus e colocado como o mordomo da Terra e, em segundo lugar, porque existem as leis terrenas que o obrigam a respeitar e preservar o meio ambiente. Portanto, o infrator destas duas leis será punido duplamente. É réu de crime e de pecado ao mesmo tempo. Que Deus nos abençoe, e tenha misericórdia de nós. Pb Francisco Machado (IPBC).

(Publicado no Boletim da Igreja Presbiteriana Brilho Celeste, de Gov. Valadares-MG, em 17/02/2011).

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes