terça-feira, 26 de abril de 2011

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia 22 de março de l992, por resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), foi criado o Dia Mundial da Água, ficando portanto o dia 22 de março de cada ano, destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Na mesma data a ONU ainda divulgou o importante documento, a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água em todo o Planeta.
Água é vida! É a máxima comum; todos sabem disso. Sem água não existe vida, quer seja nos reinos animal, vegetal ou mineral. É da água que surge toda a Biodiversidade, e somente ela tem a capacidade de promover o equilíbrio ecológico de todo o ecossistema.
A água pode faltar algum dia no mundo? Sim, mas apenas em alguns lugares, tendo em vista o descontrole populacional. A falta de censo comum do individuo no uso da água também é crucial nesta questão, quando o desperdício, o uso desregrado e desrespeitoso do líquido precioso são comuns no cotidiano dos usuários. Contudo, o mais importante é saber que a água é reciclável, em qualquer situação.
Mas, a maior ameaça à água vem da poluição ambiental, quando ela é utilizada não só para lavar tudo mas, o que é pior, ela passa a ser terminal para depósito do lixo urbano, de toda a natureza; além dos esgotos despejados nos rios aos milhões de metros cúbicos, aqueles que contêm os elementos mais nocivos à nossa saúde. O desrespeito a esse bem precioso não é apenas por parte dos usuários. Os maiores culpados são, sem nenhuma dúvida, os governantes; às vezes, por incompetência, mas na maioria das vezes por irresponsabilidade, quando colocam acima dos interesses da coletividade os seus próprios interesses individuais.
A falta de decoro e de ética nas administrações públicas são comuns em todos os setores da nossa sociedade, o que causa grande sofrimento à população, principalmente a classe trabalhadora, aquela que contribui com os pesados impostos para sustentar a classe social dominante, a elite que está no topo da pirâmide.
A água não vai faltar nunca, jamais; ela precisa ser respeitada, pois é o bem mais precioso da vida. Ela é eterna; é perene aqui na Terra e no Reino dos Céus, onde corre “o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro” (Ap 22.1). É a verdadeira fonte de vida!
Respeitar a água é respeitar a vida, e o Seu Criador.
Pb Francisco Machado (IPBC)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes